Habilidade EF03MA16: o que são figuras congruentes?

A habilidade EF03MA16 (Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais) faz parte da unidade temática Geometria, no componente curricular de Matemática.

Vamos conhecer em detalhes essa habilidade?

Decompondo a habilidade EF03MA16

Para analisar em profundidade essa habilidade, vamos primeiro identificar cada um de seus objetivos. São eles:

  • Reconhecer figuras congruentes usando sobreposição;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas quadriculadas;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas triangulares;
  • Reconhecer figuras congruentes usando sobreposição com o uso de tecnologias digitais;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas quadriculadas com o uso de tecnologias digitais;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas triangulares com o uso de tecnologias digitais.

Perceba que o reconhecimento de figuras congruentes pode ocorrer sem e com o uso de tecnologias digitais.

Porém, o uso de um software tem vantagens em relação a uma construção no papel, pois com o recurso tecnológico é possível modificar as figuras sem precisar fazer uma nova imagem, tornando as aulas mais interativas para os estudantes e práticas para quem ensina.

A seguir explicamos essa ideia de decompor a habilidade EF03MA16. Fique por aqui e assista esse vídeo!

Objeto de conhecimento: Figuras congruentes

Na BNCC, a habilidade EF03MA16 está associada ao objeto de conhecimento Congruência de figuras geométricas planas.

Figuras congruentes

Mas podemos dizer que figuras congruentes e figuras iguais são a mesma coisa? Você deve saber que algumas palavras têm um significado muito específico em Matemática e é importante conhecer esses detalhes.

Continue com a gente nessa jornada!

EF03MA16 e relação com outras habilidades

Na BNCC, as habilidades não existem isoladamente, pois de um ano para outro ocorre um aprofundamento dos conceitos matemáticos. Assim, cada uma delas pode ser analisada dentro de um contexto nesse referencial curricular.

Por isso, nesse vídeo nós vamos situar a habilidade 16 do 3º ano do Ensino Fundamental para compreender com quais outras habilidades do componente curricular Matemática ela se relaciona.

Professora, agora que já conhecemos em detalhes essa habilidade, está na hora de colocar a mão na massa e saber como usar o GeoGebra para auxiliar as suas aulas de Matemática.

A habilidade EF03MA16 utilizando software

A habilidade EF03MA16 da BNCC recomenda o uso de tecnologias digitais para reconhecer figuras congruentes usando sobreposição, malhas quadriculadas e malhas triangulares.

Nesse post vamos apresentar como realizar algumas configurações e construções no software GeoGebra. Elas vão te auxiliar nas aulas de Matemática no trabalho com o conteúdo de congruência de figuras geométricas planas, previsto na Base.

Configurações no GeoGebra

Antes de iniciar as construções em si, precisamos conhecer algumas configurações importantes para deixar o ambiente do software adequado ao que precisamos usar. São elas:

  • Malha principal (quadriculada)
  • Malha isométrica (triangular)

Vamos começar?

Construções no GeoGebra

Agora que já aprendemos essas configurações, vamos construir juntos figuras geométricas planas para o reconhecimento de figuras congruentes.

Para desenvolver adequadamente a habilidade EF03MA16 com o uso de tecnologias digitais, precisamos reconhecer as figuras congruentes em três situações:

  • Reconhecer figuras congruentes usando sobreposição com o uso de tecnologias digitais;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas quadriculadas com o uso de tecnologias digitais;
  • Reconhecer figuras congruentes usando desenhos em malhas triangulares com o uso de tecnologias digitais.

Nesse sentido, vamos conhecer os seguintes ícones de construção no GeoGebra:

  • Polígono
  • Polígono regular
  • Polígono rígido
  • Polígono semideformável

Fique por aqui e assista esse vídeo!

E aí, professora? O que achou de trabalhar com a habilidade EF03MA16 usando o GeoGebra? Você considera que esse recurso pode facilitar o seu trabalho em sala de aula e ampliar o seu repertório de ferramentas pedagógicas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Book Your Free Session Now

Fill in the form below to book a 30 min no-obligation consulting session.
I will reply within 24 hours.