Habilidade EF04MA19: o que é simetria de reflexão?

A habilidade EF04MA19 (Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria) faz parte da unidade temática Geometria, no componente curricular de Matemática.

Vamos conhecer em detalhes essa habilidade?

Decompondo a habilidade EF04MA19

Para analisar em profundidade essa habilidade, vamos primeiro identificar cada um desses aspectos. São eles:

  • Reconhecer simetria de reflexão em figuras geométricas planas;
  • Reconhecer simetria de reflexão em pares de figuras geométricas planas;
  • Utilizar simetria de reflexão para a construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas;
  • Utilizar simetria de reflexão para a construção de figuras congruentes, com o uso de softwares de geometria.

Perceba que o reconhecimento da simetria de reflexão pode ocorrer em duas situações.

  • Em uma mesma figura.
Figuras simétricas
Figuras simétricas
  • Em um par de figuras.
Par de figuras simétricas
Par de figuras simétricas.

Além de reconhecer, os estudantes devem ser capazes de construir figuras congruentes utilizando a simetria de reflexão, seja em malhas quadriculadas ou em softwares de geometria.

Porém, o uso de um software tem vantagens em relação a uma construção no papel ou na lousa.

Com o recurso tecnológico é possível modificar a figura original e obter automaticamente a sua simétrica sem precisar fazer um novo desenho.

Assim, o uso de um software torna as aulas mais interativas para os estudantes e práticas para você, professora!

A seguir explicamos com mais detalhes a decomposição da habilidade EF04MA19. Fique por aqui e assista esse vídeo!

Objeto de conhecimento: Simetria de reflexão

Na BNCC, a habilidade EF04MA19 está associada ao objeto de conhecimento Simetria de reflexão.

A reflexão é uma transformação geométrica que preserva as características da figura original. Ou seja, na simetria de reflexão obtemos sempre uma figura congruente.

Mas você sabia que existem outras transformações geométricas que podemos observar em diversas situações do dia a dia? E que é possível até mesmo combinar essas transformações?

Continue com a gente nessa jornada!

EF04MA19 e relação com outras habilidades

Na BNCC, as habilidades não existem isoladamente, pois de um ano para outro ocorre um aprofundamento dos conceitos matemáticos. Assim, cada uma delas pode ser analisada dentro de um contexto nesse referencial curricular.

Nesse vídeo vamos compreender com quais outras habilidades do componente curricular Matemática a habilidade EF04MA19 se relaciona.

Professora, agora que já conhecemos em detalhes essa habilidade, está na hora de colocar a mão na massa e saber como usar o GeoGebra para auxiliar as suas aulas de Matemática.

A habilidade EF03MA16 utilizando software

A habilidade EF04MA19 da BNCC recomenda o uso de tecnologias digitais para reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes.

Nesse post vamos apresentar como realizar algumas configurações e construções no software GeoGebra. Elas vão te auxiliar nas aulas de Matemática no trabalho com o conteúdo de simetria de reflexão, previsto na Base.

Configurações no GeoGebra

Antes de iniciar as construções em si, precisamos conhecer algumas configurações importantes para deixar o ambiente do software adequado ao que precisamos usar. São elas:

  • Cor
  • Estilo
  • Exibir rótulo
  • Exibir objeto

Vamos começar?

Construções no GeoGebra

Agora que já aprendemos essas configurações, vamos reconhecer e construir figuras congruentes usando simetria de reflexão.

Para desenvolver adequadamente a habilidade EF04MA19 com o uso de tecnologias digitais, precisamos reconhecer simetria de reflexão em quatro situações:

  • Reconhecer simetria de reflexão em figuras geométricas planas;
  • Reconhecer simetria de reflexão em pares de figuras geométricas planas;
  • Utilizar simetria de reflexão para a construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas;
  • Utilizar simetria de reflexão para a construção de figuras congruentes, com o uso de softwares de geometria.

Nesse sentido, vamos conhecer os seguintes ícones de construção no GeoGebra:

  • Reta
  • Reflexão em Relação a uma Reta

Fique por aqui e assista esse vídeo!

E aí, professora? O que achou de trabalhar com a habilidade EF04MA19 usando o GeoGebra? Você considera que esse recurso pode facilitar o seu trabalho em sala de aula e ampliar o seu repertório de ferramentas pedagógicas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Book Your Free Session Now

Fill in the form below to book a 30 min no-obligation consulting session.
I will reply within 24 hours.